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Franchising Brasil


Liza Caldeira, de CEDES Consultoria

Na visão dos especialistas, vários são os fatores que têm contribuído para o crescimento do franchising no Brasil, entre eles, o amadurecimento do setor em mais de cinco décadas de operação; a queda das taxas de juros que levou grandes investidores a buscar alternativas mais rentáveis do que o investimento em títulos públicos, provocando a compra de várias lojas de uma só vez; a percepção por parte do empreendedor de que está investindo em um negócio de menor risco, atrelado a marcas já conhecidas, com know-how desenvolvido, além da chegada de novas bandeiras ao mercado — 80 apenas em 2009.
Em 2009, de acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) 264 novas redes surgiram no mercado, um aumento de 19,1%, totalizando 1.643.  Entre elas estão Selleti, Brasil Cacau, Café Moinho, Casa do Sorvete Jundiá, Animafest, Dpil, Korai, Vest Casa, Riccó, RE/MAX, Total Express, Martelinho de Ouro, Babysol, Mara Mac e Pakalolo. Já o número de unidades (pontos-de-venda de serviços ou produtos), saltou de 71.954 para 79.988, um aumento de 11%.
Uma preocupação de quem busca uma franquia é quando terá de volta o dinheiro investido na operação, já que o tempo estimado pelas redes não é garantido. O especialista em franchising e sócio-diretor da Francap, André Friedheim, explica como é feito o cálculo desse tempo. “O retorno é calculado em cima do investimento inicial e do resultado projetado para aquela operação. No entanto, todo franqueador deveria propor um período de “ramp up”, ou amadurecimento do negócio”, diz.
A conta leva em consideração o Demonstrativo de Resultado da operação pelo prazo do contrato e o investimento inicial para ver em quanto tempo o franqueado terá retorno. Vale lembrar que ponto comercial é um ativo e, por isso, não entra nesse cálculo. “O papel do franqueado é checar se essa estimativa é real, fazer uma pesquisa, conversar com outros franqueados e ir atrás de números reais”, ensina.
* oito franquias que prometem retorno rápido:
·        DB: Dirigindo Bem
·        EMAGRECENTRO: Tratamento Médico – Estético de Emagrecimento Rápido
·        FUNDIÇÃO FILOMENA: Loja de Bijuterias
·        GUIA-SE: Negócios pela Internet
·        REMAX: Imobiliária
·        HOME ANGELS: Cuidadores de Pessoas
·        TOUCH: Relógios
·        NUTTY BAVARIAN: Nozes Glaceadas
  
Uma dúvida freqüente é sobre a compra dos produtos: o franqueado é obrigado a comprar os produtos apenas da franqueadora? De acordo com Claudia Bittencourt, em matéria publicada no site “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, especialista em franquias, existem duas situações que são comuns nas redes de franquias: a primeira é quando a franqueadora é também a fornecedora dos principais produtos e a outra é quando ela credencia diversos fornecedores para abastecer a rede. Em qualquer uma das situações o franqueador sempre vai ditar as regras quanto à compra de produtos.
O que acontece em muitas redes, principalmente as de alimentação, é que o franqueador dá certa liberdade para o franqueado desenvolver alguns fornecedores em sua região. Isso, porém, varia conforme o que foi definido em contrato.
Apesar de não ser comum, existem franqueadores que não proíbem o franqueado de comprar de determinados fornecedores. De qualquer forma, o franqueador deve fazer negociações centralizadas para toda a rede, usando essa força para obter vantagens e melhores margens, já que esse deve ser um dos objetivos para se operar em redes de negócios.
A capilaridade do negócio e a visibilidade da marca permitirão cada vez mais, ganhos de escala, além de atrair parceiros estratégicos para a rede. Por isso, o franqueado deve lutar para que as compras sejam fruto de uma negociação centralizada pela franqueadora
* confiram a lista com as cinco franquias mais baratas do Brasil
·        Kumon – Treinamento e Cursos– R$ 10,900 de Investimento
·        Estudo Mais 1 – Treinamento e Cursos – R$ 12,900 de Investimento
·        Petcursos – Treinamento e Cursos – R$ 19,500
·        Essência do Perfume – Cosméticos, Perfumaria e Farmácia – R$ 20 mil de Investimento
·        The Kids Club – Ensino de Idiomas – 20 mil de investimento.

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