Notícias

Ecio Costa apresenta artigo sobre Inadimplência da Fruticultura Irrigada do Polo Petrolina-Juazeiro no Fórum BNB de Desenvolvimento e XVII Encontro Regional de Economia da ANPEC em Fortaleza.


        Nos dias 19 e 20 de Julho de 2012 a sede do BNB em Fortaleza realizou o Fórum BNB de Desenvolvimento e o XVII Encontro Regional de Economia da ANPEC. O Diretor da CEDES Consultoria e Planejamento e Professor Adjunto de Economia da UFPE, Ecio Costa, apresentou 2 artigos científicos muito importantes para a Economia Regional do Nordeste, que estão disponíveis para baixar na área de arquivos do site da CEDES Consultoria e Planejamento. No dia 20 de Julho, o artigo apresentado versou sobre o seguinte tema: Determinantes da Inadimplência na Fruticultura Irrigada do Polo Petrolina-Juazeiro. Um Resumo do artigo pode ser lido abaixo e o artigo completo está disponível no seguinte link: Artigo.pdf

        Este trabalho tem como objetivo estimar os determinantes da inadimplência na atividade agrícola em perímetros irrigados do Polo Petrolina-Juazeiro, no Nordeste brasileiro, a fim de servir como suporte para estratégias ótimas de oferta de crédito, por parte dos bancos, aos produtores da região. Para tanto, utilizou-se dados provenientes de um levantamento primário e um extenso levantamento bibliográfico. Em seguida, formulou-se um modelo econométrico a fim de se estabelecer uma relação robusta entre a inadimplência na região e seus determinantes. Os resultados obtidos sugerem uma relação positiva entre o risco de inadimplência e as seguintes variáveis: área total do lote, idade, venda a atravessadores, participação em organizações, inadimplência no comércio e produtores localizados no Perímetro Bebedouro. De maneira inversa, relacionam-se os seguintes fatores: renda, escolaridade, possuir certificação internacional, além de produtores localizados nos Núcleos N1, N7 e N8 do Perímetro Irrigado Nilo Coelho.

« Voltar