PodCasts

17/08/2020

Ameaça ao Teto de Gastos derruba o mercado e gera instabilidade.

Nesta segunda-feira, os riscos relacionados ao futuro das contas públicas e as incertezas envolvendo os rumos do Ministério da Economia continuam no centro das atenções dos agentes financeiros. O Ibovespa caiu 1,73%, aos 99.595 pontos, fechando abaixo dos 100 mil pontos pela primeira vez desde 13 de julho, quando encerrou a sessão cotada em 98.697 pontos. Os investidores acompanharam ainda a queda de braço entre o Ministro da Economia, Paulo Guedes, e os ministros que querem flexibilizar a regra do teto de gastos.


17/08/2020

O que vem por aí na Semana Econômica!

Informac?o?es importantes, toda segunda-feira, trazendo a semana em indicadores e movimentac?o?es da economia e do mercado. Na?o deixe de escutar e mantenha-se informado.


14/08/2020

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central, que serve como prévia do PIB, apresentou alta de 4,89% no mês de junho ante maio.

Nesta sexta-feira (14), o Banco Central do Brasil divulgou que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado prévia do Produto Interno Bruto (PIB), teve uma alta de 4,89% no mês de junho ante maio. Porém no acumulado do segundo trimestre, o indicador do BC registrou queda de 10,94%. Em relação a junho do ano passado, o índice de atividade econômica apontou queda de 7,05%. Já no acumulado dos seis primeiros meses deste ano, de acordo com a instituição, o IBC-Br registrou uma redução de 6,28%.


13/08/2020

IBGE indica que, após 4 meses em queda, setor de serviços volta a crescer.

Nesta quinta-feira, o IBGE divulgou dados que indicam que o volume de serviços prestados no Brasil cresceu 5% em junho, na comparação com maio, interrompendo uma sequência 4 taxas mensais negativas. Na comparação com junho de 2019, o setor registrou queda de 12,1%, o quarto recuo seguido nesta base de comparação. Todas as 5 atividades investigadas pelo IBGE registraram alta na passagem de maio para junho, com destaque para serviços prestados para famílias (14,2%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (6,9%) e de serviços de informação e comunicação (3,3%). Pernambuco registrou crescimento de 5,6% no setor de serviços, porém ainda teve queda de 22,9% em relação ao mês de junho de 2019. O setor de turismo nacional apresentou recuperação de 19,8% durante o mês de junho enquanto Pernambuco apresentou crescimento de 4,2%. Já em relação ao mesmo período no ano passado, ainda permanece com 69,4% abaixo, enquanto que no âmbito nacional, o turismo encontra-se 58,6% abaixo do volume do mesmo período do mês de junho de 2019.


12/08/2020

Secretários pedem demissão e Guedes alerta sobre “debandada”.

Nesta terça-feira (11), o Ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que os Secretários Especiais de Desestatização e Privatização, Salim Mattar, e de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, pediram demissão. O ministro Guedes deu a informação em entrevista após uma reunião no Ministério da Economia com o presidente da Câmara, o Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Segundo o Ex- Secretário Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, nestes 19 meses, realizou R$ 150 bilhões em desestatização e desinvestimentos, reduzindo o número de estatais em 84 empresas. Segundo Salim Mattar, o mais importante é que construi-se um pipeline a partir do qual outras desestatizações e desinvestimentos irão prosseguir. Já o Ex-Secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, estaria insatisfeito com o adiamento da apresentação da Reforma Administrativa, de acordo com o ministro.


11/08/2020

Pernambuco surpreende e tem bom desempenho Industrial no mês de junho.

Nesta terça-feira (11), dados regionais divulgados pelo IBGE demonstraram que a produção industrial cresceu na passagem de maio para junho, em 14 das 15 regiões pesquisadas. A média nacional apresentou crescimento de 8,9% da atividade industrial na passagem de maio para junho de 2020, na série com ajuste sazonal. Pernambuco cresceu 3,5%, em relação ao mês de maio. Já em relação a junho de 2019, Pernambuco cresceu 2,8%, ficando apenas atrás do estado de Goiás que cresceu 5,4%. Os setores de maior destaque foram o setor alimentício com 3,14%, bebidas com 2,78% e material de limpeza que cresceu 1,52% em relação ao mesmo período em 2019.


10/08/2020

Dados positivos em Julho indicam Retomada Econômica acelerada.

Julho sinaliza que os primeiros indicadores de recuperação econômica no terceiro trimestre vieram positivos. Após o fundo do poço esperado para abril a junho, com estes números, a retomada econômica pode ser mais rápida do que o previsto inicialmente. As previsões econômicas para o final de 2020 divulgadas hoje no Boletim Focus, do Banco Central mostram que a projeção do PIB: passou de -5,66% para -5,62%.


10/08/2020

O que vem por aí na Semana Econômica!

Informações importantes, toda segunda-feira, trazendo a semana em indicadores e movimentações da economia e do mercado. Não deixe de escutar e mantenha-se informado.


07/08/2020

Senado impõe “na base da canetada” limitação de juros anual do cartão de crédito e do cheque especial em 30%, durante a pandemia.

Nesta quinta-feira (6), o plenário do Senado aprovou um projeto que prevê juros de, no máximo, 30% ao ano para todas as operações de cartão de crédito e cheque especial durante a pandemia do novo coronavírus. Tabelar os juros deve dificultar o acesso ao crédito aos mais pobres, trazendo problemas também ao varejo, que depende desta modalidade de crédito na faixa de renda mais baixa. Esta medida pode ainda ser votada em definitivo, mesmo depois da pandemia, segundo cláusula apresentada. O projeto de lei ainda vai para Câmara de Deputados, e espera-se que seja derrubado por lá.


06/08/2020

Sabia que você pode estar perdendo dinheiro com a SELIC em 2,00% ao ano?

Com a queda da SELIC, o Brasil passa agora a ter juros reais, descontada a inflação acumulada dos últimos 12 meses, negativos de 0,13%. Nesse cenário, para que o seu investimento não tenha rendimento negativo, a renda fixa vai ter que deixar de ser uma opção. Veja o resultado líquido no quadro que fiz.